
Tomás Luis de Victoria - Ave Maria
Nascido em Ávila, Espanha, em 1548 e falecido em Madri em 1611, Victoria teve as primeiras aulas de música como coralista de catedral. Enviado a Roma em 1565 por Filipe II, a fim de se preparar para o sacerdócio no Collegium Germanicum, estudou com Palestrina, a quem sucedeu na direção musical do Seminário Romano em 1573. Mais tarde, passou ao serviço da imperatriz Maria, viúva de Maximiliano II da Alemanha. Depois, em Madri, entrou para o Convento de las Descalzas Reales, em1584, onde se tornou mestre de capela e organista, em 1594, onde ficaria até sua morte.
Sua produção conhecida compreende missas, motetos, além de magnificats, missas fúnebres, salmos, hinos e composições para a semana santa. Em seu último trabalho, o réquiem em memória da Imperatriz, de 1605, faz uso de contrastes tonais antecipando as concepções harmônicas do período barroco.
Ave Maria é uma famosa oração de piedade católica. Durante séculos evoluiu a partir de duas citações do Evangelho de Lucas quando o Anjo Gabriel saudou Maria anunciando o nascimento de Jesus: "Ave Maria cheia de graça o senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre". Mais tarde a Igreja adicionou os nomes e o pedido final: "Santa Maria mãe, rogai por nós pecadores…"
Johann Sebastian Bach
Bach nasceu em Eisenach, Alemanha, em 1685, e faleceu em Leipzig, em 1750. De uma família com longa tradição musical, cedo mostrou possuir talento e logo tornou-se um músico completo. Estudante incansável, adquiriu um vasto conhecimento da música europeia de sua época e das gerações anteriores. Desempenhou vários cargos em cortes e igrejas alemãs, mas suas funções mais destacadas foram a de Kantor da Igreja de São Tomás e Diretor Musical da cidade de Leipzig, onde desenvolveu a parte final e mais importante de sua carreira.
Praticou quase todos os gêneros musicais conhecidos em seu tempo, com a notável exceção da ópera, embora suas cantatas maduras revelem bastante influência desta que foi uma das formas mais populares do período Barroco.
Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero.
Apresentaremos a seguir, o coral da Cantata 147: Jesus minha Alegria!
Johanes Brahms nasceu em 7 de maio de 1833, em Hamburgo. Seu pai,Johan Jacob, era contrabaixista e ganhava a vida tocando nos bares e nas tavernas da cidade portuária. Logo ele percebeu os dotes pouco comuns do filho e quando este completava 7 anos, contratou o excelente professor Otto Cossel para dar-lhe aulas de piano. Aos 10 anos, fez seu primeiro concerto público, interpretando Mozart e Beethoven. Também aos 10 anos, frequentava tabernas com seu pai e tocava lá durante parte da noite.
Não tardou a receber um convite para tocar nas cervejarias da noite hamburguesa, ao lado de seu pai. Enquanto trabalhava como músico profissional, Johannes tinha aulas com Eduard Marxsen, regente da Filarmônica de Hamburgo e compositor. Foi Marxsen quem lhe deu as primeiras noções de composição, para sua grande alegria. Brahms foi um grande compositor de canções e, numericamente, os lieder formam a maior parte de sua obra.
O Abschiedslied, canção de despedida, canta a tristeza da separação dos amantes e diz:
“Eu sigo em frente se for necessário
Despeço-me da minha amada
Por fim deixo meu coração para ela
Enquanto eu viver assim será
Eu sigo em frente, eu sigo em frente.”
Renato Teixeira nasceu em Santos em 1945. Passou a infância em Ubatuba, SP, indo aos 14 anos para Taubaté, onde viveu até os 24 anos. No início dos anos 1960 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde, tomou conhecimento da música sertaneja. Mudou-se para São Paulo em 1967, onde no Bar Patachou, na Rua Augusta, dividiu mesas e debates com artistas de sua geração, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa e Geraldo Vandré.
Em meados dos anos 1960 formou a "Banda Água", com a qual começou a trabalhar com os velhos temas caipiras. Gradativamente migrou de gênero musical, procurando entretanto mesclas de diversas tendências e estilos musicais. Em 1977 sua composição "Romaria" foi gravada por Elis Regina, tornando-se rapidamente um estrondoso sucesso em todo o país, alterando até velhos preconceitos, ao afirmar convictamente no refrão: "Sou caipira".
Cacilda Borges Barbosa que viveu longamente no Rio de Janeiro, de 1914 a 2010, foi uma maestrina, compositora, pianista e professora brasileira de música erudita e, no início de sua carreira, também de música popular. Aluna de composição de Antônio Francisco Braga na Escola Nacional de Música, Cacilda pertence à geração de autores que estenderam sua produção entre 1940 e o início do século XXI.
Provavelmente sua peça mais conhecida é o coral "Procissão da Chuva", com letra de Wilson Rodrigues, que integra o repertório de grande número de conjuntos vocais brasileiros.
Vinícius de Moraes, carioca, viveu de 1913 a 1980. Embaixador brasileiro e poeta essencialmente lírico, também conhecido como "Poetinha" , apelido que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos.
Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O Poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.
Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim e Baden Powell dos quais apresentaremos a seguir: "Eu sei que vou te amar" e "Berimbau".
Ciranda da Rosa Vermelha
Ciranda é um tipo de dança e música de Pernambuco mais precisamente da ilha de Itamaracá, onde mulheres dos pescadores cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
O ritmo, quaternário, lento, com o compasso bem marcado por um toque forte do zabumba (ou bumbo), e acompanhado pelo tarol, o ganzá, o maracá, é coreografado pelo movimento dos cirandeiros. São utilizados basicamente instrumentos de percussão.
A Ciranda da Rosa Vermelha que ouviremos agora é uma peça folclórica que ficou famosa nas vozes de Alceu Valença e Elba Ramalho.
Rosa Amarela
O coco é um ritmo originalmente criado no estado de Alagoas.
Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.
O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), mas o que marca mesmo a cadência desse ritmo é o repicar acelerado dos tamancos. A sandália de madeira é quase como um quinto instrumento, se duvidar, o mais importante deles. Além disso, a sonoridade é completada com as palmas.
O coco "Rosa Amarela" foi recolhido por Villa-Lobos na Paraíba e publicado no "Guia Prático para ser usado nas escolas brasileiras". Ouviremos a seguir a versão de Luis Vivanco para este coco.
Baião
O baião é, das músicas regionais brasileiras, a única que conseguiu, de fato, projeção nacional
Esse gênero de música tipicamente nordestina foi transformado em música popular urbana a partir de meados da década de 40 graças ao trabalho de Luiz Gonzaga (o rei do baião) e Humberto Teixeira (o doutor do baião).
Segundo Tinhorão o baião teria nascido provavelmente de uma forma especial dos violeiros tocarem lundu na zona rural do nordeste estruturando-se em seguida como música de dança.
O baião que vamos ouvir é um cânone, composto por um dos maiores compositores brasileiros da atualidade,o catarinense Edino Krieger que completou recentemente 85 anos.
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