segunda-feira, 30 de abril de 2012

Barra Mansa, a cidade da música: 22 mil alunos e orquestra sinfônica completa

IG Notícias, Valmir Moratelli, enviado a Barra Mansa (RJ)

Como o município fluminense se tornou pólo de música erudita, se antecipando à lei de ensino obrigatório de música nas escolas

Mozart mostrou habilidade musical para violino e piano já na infância. Notório também com o piano, Beethoven exibia seu talento já nos primeiros anos de vida. Entre os brasileiros, Carlos Gomes ainda criança revelou seu dom musical, incentivado pelo pai e depois pelo irmão. Heitor Villa-Lobos foi, desde cedo, doutrinado em estudos de instrução musical. Violoncelo foi seu primeiro instrumento.

O que a biografia dos gênios da música instrumental ensina é que, quanto mais cedo se reconhece e incentiva o talento precoce, maiores as chances de se trilhar uma carreira musical. E o município de Barra Mansa, a 110 quilômetros do Rio de Janeiro, soube colocar isso em prática. Criado inicialmente pela prefeitura em 2003 e mantido com ajuda da iniciativa privada com incentivo da Lei Rouanet, o projeto “Música nas Escolas” é o orgulho dos 170 mil habitantes da localidade, que tem a impressionante marca de um estudante de música para cada grupo de oito moradores.


terça-feira, 24 de abril de 2012

Conjunto Música Antiga apresenta repertório português no Espaço Cultural São Judas Tadeu

3/4/2012, UFF Notícias, Superintendência de Comunicação Social da UFF

Integrando o projeto Música na São Judas, o conjunto Música Antiga da UFF apresentará, no dia 25 de abril, quarta-feira, às 19h, no Espaço Cultural e Centro Pastoral São Judeu Tadeu, o programa português “A música na corte de D. Manuel I”.

O repertório português de músicas renascentistas constitui-se de pérolas da polifonia ibérica e sobreviveu em poucos manuscritos, preservados em bibliotecas em Portugal e na França. Além desses, existem os cancioneiros castelhanos que igualmente preservaram uma parte da música da corte portuguesa. [   ]

Com entrada gratuita, o Espaço São Judas Tadeu fica na Rua Comendador Queiroz, 33, Icaraí, Niterói.

Leia a matéria completa aqui.

Festival de Música Antiga tem extensa programação


Com concertos diários, mesas-redondas e masterclasses, a Escola de Música (EM) promove, a partir de segunda-feira (23/4), a segunda edição do "Festival de Música Antiga da UFRJ". O festival contará com a presença de pesquisadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia e Curitiba.

O evento, que se estenderá até o dia 27 de abril, é uma oportunidade única para o público apreciar a música polifônica portuguesa da corte de D. Manuel I e conhecer obras de compositores barrocos pouco executadas.

III Simpósio Internacional de Musicologia: chamada para trabalhos

Fran­cisco Conte, Site da Escola de Música da UFRJ

O III Simpósio será realizado de 13 a 16 de agosto de 2012 na Escola de Música.

Está aberto e vai até 13 de maio o prazo para sub­missão de tra­ba­lhos ao III Sim­pósio In­ter­na­ci­onal de Mu­si­co­logia da UFRJ. Mar­cado para agosto, o evento é uma ini­ci­a­tiva do Pro­grama de Pós-Gra­du­ação em Mú­sica (PPGM) e dis­cu­tirá o tema “Pa­trimônio Mu­sical na Atu­a­li­dade: Tra­dição, Me­mória, Dis­curso e Poder”.

O texto deve ser inédito, enfocar questões relacionadas ao assunto do simpósio e  apresentado em português, inglês ou espanhol.

O encontro propõe uma reconceituação das noções de “patrimônio cultural” e “patrimônio musical”, bem como “uma ampliação e aprofundamento das questões teóricas e metodológicas da pesquisa musical, buscando maior inserção nas políticas públicas e ações comunitárias relativas aos bens culturais e as formas de saber, fazer e criar atinentes à música”.

"Quinta e Ciência" recebe novamente o Coro Jovem da UFF


Realizou-se na última quinta-feira, dia 19 de abril, mais uma apresentação do Coro Jovem da Uff. A convite da coordenação do evento "Quinta e Ciência", do Instituto de Física da UFF, o Coro trouxe para os assistentes músicas do repertório renascentista italiano, popular brasileira e do folclore brasileiro, além do período romântico.

O programa foi o seguinte:
- El Grillo, Josquin de Près
- Chi la Gagliarda, Da Nola
- Abschied vom Walde, Felix Mendelssohn
- Berimbau, Vinícius de Moraes e Baden Powell
- Canto do Povo de um Lugar, Caetano Veloso
- Lua, lua, lua, lua,
- Romaria, Renato Teixeira
- Rosa Amarela, Folclore
- Baião, Edino Krieger


Veja mais fotos no Facebook "Coro Jovem Uff"

sábado, 21 de abril de 2012

Coral Infantil na Sala Leila Diniz

Jornal O Fluminense, Cidades, p. 5

Programação cultural de primeira

A Sala de Cultura Leila Diniz apresenta as crianças do Coral Infantil do Projeto "Aprendiz - Música na Escola", na quarta-feira. O público mais uma vez será contemplado com apresentações de música gratuitas na hora do almoço, entre 12:30 e 13:30h, na 8ª edição do Concertos na Imprensa Oficial. A série de concertos, resultado da parceria entre a Imprensa Oficial e o Programa Aprendiz - Múscia na escola, da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói, acontece toda última quarta-feira do mês. Quem for ao evento poderá conferir a exposição "PortoCartoon - XII Worldfestival: aviões e máquinas voadoras", que traz 40 desenhos de artistas do humor mundial. As ilustrações mostram que as "máquinas voadoras" trouxeram esperanças de descobertas novas. A mostra já passou pelo Museu Nacional da Imprensa, no Porto (Portugal) e pelo saguão da Imprensa Nacional (Brasília).

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cine Arte UFF: em 2013, um cinema que volta. Niterói terá sala modernizada e com o perfil de sempre

UFF Notícias, Superintendência de Comunicação Social

O Cine Arte UFF, sala de cinema localizada na Reitoria da UFF, em Icaraí, Niterói, passa por uma reconstrução. Atualmente, a obra encontra-se na fase de infraestrutura das instalações gerais e confecção da estrutura metálica do cinema. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2013.

Segundo a Superintendência de Arquitetura e Engenharia (Saen) da UFF, as características originais serão recuperadas, com a preocupação de agregar mais segurança ao edifício e aos usuários. Houve necessidade de adequação dos projetos iniciais, que não atendiam às necessidades geradas devido a imprevistos encontrados com a execução da obra, como, por exemplo, a estrutura existente no prédio, que não seria adequada à nova demanda de carga.

De acordo com o assistente da direção do Centro de Artes (Ceart) da UFF, Guilherme Tristão, "o Cine Arte UFF tinha um defeito 'congênito': a cabine de exibição não era paralela à tela", o que causava falha no foco. Ele explica que a cabine era "torta" porque no local em que ela devia estar existe uma coluna de sustentação do prédio da Reitoria. Para corrigir isso e fazer uma cabine maior, que possibilite a exibição de filmes em formatos 35mm e digital 2-k e 3-D, a nova cabine deverá estar mais à frente e mais próxima da tela.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Concertos na Imprensa" trazem música para todos os gostos

Jornal Folha de Niterói, 31/3 a 6/4/2012, Cidade, p. 2

Quem assistiu à sétima edição do projeto Concertos na Imprensa na última quarta-feira na Sala de Cultura Leila Diniz se deliciou com um repertório eclético, que trouxe música clássica, canções de cinema e uma bela homenagem a Luiz Gonzaga, no ano do cent-enário do Rei do Baião. O evento, que acontece toda última quarta-feira do mês às 12h30, contou com a
apresentação da Orquestra de Sopro, grupo formado por 14 alunos do Projeto Aprendiz - Música na Escola.

O repertório foi desde “Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos, a um pout-pourri de várias canções de Luiz Gonzaga e alguns sucessos das telas grandes, como “Rocky”, de Bill Conti, e “A pantera cor de rosa”, de Henry Mancini. Animado, o público acompanhou as apresentações com palmas ritmadas.

“Um dos objetivos do Projeto Aprendiz é fomentar a cultura. A Imprensa Oficial apóia e incentiva as apresentações do programa”, elogiou a diretora do Programa Aprendiz, Grace Castro, que adiantou que a programação das edições de abril, maio e junho do Concerto já estão prontas.

A série de concertos é resultado da parceria entre a Imprensa Oficial e a Secretaria de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói.

Comitê da Uff oferece cursos gratuitos em diversos bairros

Jornal Folha de Niterói, 31/3 a 6/4/2012, Cidade, p. 2


O Comitê para Democratização da Informática (CDI) da Universidade Federal Fluminense (UFF) mantém abertas as inscrições para seus cursos gratuitos de informática, segurança do trabalho, departamento pessoal, cozinha alternativa e teatro, ministrados em diversos pontos da cidade. Criado em 1995, o grupo tem como ideal acreditar em um mundo onde todas as pessoas possam participar ativamente da nova sociedade do conhecimento.

“O objetivo da ONG é transformar vidas através da tecnologia, ampliando a empregabilidade de qualquer pessoa, independentemente de idade e origem social”, disse a coordenadora cultural do projeto, Gabrielle Mattos.

O Comitê e seus cursos funcionam com colaboradores voluntários, entre professores, universitários e profissionais do mercado de trabalho, apoiados por vários projetos de extensão, entre eles o Grupo Transdisciplinar de Estudos e Tratamento de Alcoolismo (Geal), o Espaço UFF de Ciência, o Crystal Water, a Oficina do Saber e o Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (Crasi), realizados no “Mequinho”, na Rua Jansen de Melo, no Centro.

De acordo com o diretor do CDI-UFF, Guilherme Coutinho, o perfil dos alunos é diversificado, compreendendo pessoas interessadas em complemento profissional ou ocupação, ou seja, desempregados, profissionais atuantes no mercado e até idosos. Os cursos acontecem no Centro Evangelístico Internacional, no Morro do Cavalão e no Colégio Castelo do Saber, todos em Icaraí, no Club Lions do Fonseca e na Comunidade Shamah, em Jurujuba.

A ONG recebe a ajuda de empresas parceiras com a doação de materiais, como computadores, ou com bolsas de estudos para alguns instrutores, e aceita novas parcerias que queiram patrocinar o projeto. Empresários ou pessoas comuns que quiserem se inscrever nos cursos, ser voluntários ou a princípio apenas conhecer melhor o trabalho do CDI-UFF podem obter informações pelos telefones 2629-9612 e 9478-9805 ou pelo e-mail cdiuff@yahoo.com.br.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Programação Cultural em Niterói

Fundação de Arte de Niterói - Secretaria de Cultura de Niterói

Entrada para o Reino de Hades 
Exposição de Graziella Andreani
10/03 a 25/04 Abertura:10/03, 19h- Gratuito Terça a sexta: 11h às 17h / sábado e domingo: 13h às 17h

A artista Graziella Andreani, nascida na Itália e naturalizada brasileira, apresenta pinturas, objetos e interferências inspiradas na geografia italiana e em experiências e percepções de sua infância. Pulsões imaginárias norteiam e dão sentido às construções visuais que podemos fruir ao longo de um corredor, que culmina em uma imagem que suscita a inocência humana.

Bruno Pedrosa. Presságios 
10/03 a 25/04 Abertura – 10/03, 19h

Bruno Pedrosa apresenta uma nova série de pinturas e desenhos, exibida simultaneamente no Museu de Lucca, na Itália, e no Museu do Ingá. Nas composições de Pedrosa estruturas, cores e luzes são entendidas como valores plásticos sobre os quais as exaltações do gesto e da luz se desencadeiam. Os volumes, embora abstratos, se comparam num intervalo de relações múltiplo, criando imagens individuais que oferecem sensações simultâneas. Curadoria de Maurizzio Vanni Spettacolo – Encontro Itália-UFF Museu do Ingá Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá 2717-2919

A Pequena Itália em Niterói Fotografias de Gustavo Stephan e Wilson da Costa 
10/03 a 25/04 Abertura – 1019h Terça a sexta, 11h às 17h; sábado e domingo, 13h às 17h

Tendo como ponto de partida a pesquisa da historiadora Ângela de Castro Gomes, a exposição apresenta imagens de famílias italianas que migraram para a cidade de Niterói na primeira metade do século XX.Curadoria de Angela Magalhães e Nadja Fonsêca Peregrino Spettacolo – Encontro Itália-UFF Museu do Ingá Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá 2717-2919

Mascaras Africanas 
15/03 a 13/04 -Gratuito

A Aliança Francesa festeja a FRANCOFONIA com mascaras africanas do artista do Congo.Maurice Lwambashi Tschany estudou na Academia de Belas Artes, no Zaire, mas radicou-se em Montreal, no Canadá, onde lecionou técnicas de argila e modelagem na criação de mascaras e esculturas. O acervo pertence ao Parthenon Centro de Arte e Cultura. Doado pelo artista em 2001, quando realizou workshop de técnicas em argila para realização de mascaras. Aliança Francesa de Niterói – Galeria 52 Rua Lopes Trovão 52 – 2 andar - Icaraí 2610-3966

Ana Rutter – Desenhos 
01 a 28/04 Segunda-feira,13h às 17h; terça a sexta-feira,10h às 17h; sábados, domingos e feriados, 10h às 15h.

Na individual que leva seu nome, a artista carioca residente em Niterói desenvolve desenhos de pequeno a médio porte (90 x 110 cm). Empregando diversos materiais como caneta Bic, grafite, linha de costura e colagens, Ana Rutter constrói imagens de objetos do cotidiano cercados de misteriosa poética. A artista exibe também a instalação Aurinoir, feita de tecido negro com nós e fios dourados. Galeria Quirino Campofiorito Centro Cultural Paschoal Carlos Magno Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí. 2610-5748.

Mulheres nas coleções João Santamini 
01 a 29/04 R$6 Terça a domingo, 10 às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes). Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças abaixo 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.

Pensada como uma homenagem ao mês da mulher, a exposição com obras da Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Lygia Clark, Lygia Pape, Anna Bella Geiger, Maria Leontina, Iole de Freitas concorre igualmente para mostrar ao público diferentes aspectos das coleções do museu. Fato digno de menção é nossa ênfase em trabalhos que abordam desde imagens diretamente associadas ao universo feminino até obras emblemáticas para a afirmação local da abstração ou da arte contemporânea de modo geral, pretendendo assim não reduzir a importância destas artistas a um só eixo na arte dos séculos XX e XXI. Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Mezanino) Mirante da Boa Viagem, s/nº. 2620-2400

Grades e Janelas 
Márcia Romano 01 a 19/04 Gratuito Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado de 10h às 16h

Márcia Romano, poeta e fotógrafa, percorreu cidades brasileiras como Porto Alegre, Canela, São Paulo, Maceió, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Itaboraí e Niterói e registrou diferentes estilos de grades e janelas: do art nouveau ao contemporâneo, de Virgilio Virzi a Oscar Niemeyer. A exposição fotográfica registra a história humana, bem como a história da arquitetura brasileira, onde se vislumbra a vida social e privada, além de ser um convite à reflexão sobre a sociedade que somos e a sociedade que queremos. Galeria de Arte La Salle - Instituto Superior La Salle Rua Gastão Gonçalves 79 – Santa Rosa www.lasalle.org.br 2199- 6629

Que país é esse?
Exposição Fotográfica 01/04 a 04/05 Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado,10h às 15h/Gratuito

No ano do centenário do Barão do Rio Branco, o diretório acadêmico do curso de Relações Internacionais do Instituto Superior La Salle promove a exposição fotográfica com o objetivo de refletir sobre a identidade brasileira a partir da apreensão visual dos alunos e professores. Galeria de Arte La Salle - Instituto Superior La Salle-RJ Rua Gastão Gonçalves 79 – Santa Rosa www.lasalle.org.br 2199- 6629

Sobre Passagens (Foto: Ana Luiza – SJCC)
02 a 23/04 Segunda a sexta, 9h às 17h

Composta por fotografias, vídeo e desenhos, produzidos entre 2011 e 2012. Os trabalhos apresentados configuram o projeto de pesquisa da artista sobre a natureza do traço e da duração temporal. Ana Luísa expande o caráter gráfico de sua produção ao utilizar mídias diversas como suporte de investigação visual, encontrando novas questões propostas por estes materiais. O traço, antes protagonista palpável de seus desenhos, agora ganha uma presença sutil que permeia o conjunto da exposição. Sala José Cândido de Carvalho Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá 2621-5050

Visões da Cidade – Registro de 2011
03 a 30/04 Segunda a sexta,10 às 20h; sábados,10 às 15h

Fotografias da vida urbana realizadas com uma câmera de celular sem qualquer forma de edição. As imagens foram registradas nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói e oferecem ao espectador um conjunto de diferentes formas de se enxergar o dia-a-dia, com seus locais e situações, seus personagens e eventos. Paulo José Pereira de Resende (PJResende) é fotógrafo e artista visual É pós-graduado em Artes Visuais (SENAC/RJ) e membro da Sociedade Fluminense de Fotografia). Espaço Cultural ICG Avenida Sete de Setembro, 131 – Icaraí 2714-0879